Eu trabalhava com computadores, depois mudei de vida. Aprendi pintura e fui dar aulas..por mais de 18 anos.. e foi maravilhoso. Pelas centenas de quadros que passaram pelo meu atelier, eu conheci dezenas de pessoas por dentro, na intimidade desconhecida ate de quem pinta. Casos tão interessantes de transformações radicais, depois que a janela da alma mostrou alguma
informação da casa interior.
Eu tinha uma aluna que só pintava casario. Acabava ano, entrava ano, e la estava ela pintando paredes e janelas retas, telhados com telhas em detalhes, tudo certinho, tudo simétrico, nada fora do lugar. De vez em quando, arriscava uma natureza morta, pelos mesmos motivos: tudo certo, tudo no lugar.
E ai eu disse: "-Próximo quadro vai ser abstrato". Não ouve um momento de silencio, não. Foi eu terminar a frase, ela começou a dizer em voz alta que não dava, que eu estava sendo louca de querer isso, que ela ia passar muito mal, de pintar algo sem contornos precisos....e eu disse: próximo quadro vai ser abstrato. Voce escolhe o motivo.
Ai eu ajudei.
Fiquei com dó da expressão assustada da mulher. Um fundo de mar, arrisquei. Nem tão abstrato, assim, mas mais impalpável, mais mutável...eu queria que ela saisse do quadrado. Ela veio na proxima aula nervosa, cabeça doía, não sabia porque estava lá.
Usamos massa corrida, objetos diversos pra colar na tela, lúdico, macio, gostoso, diverso da dor imaginada pela falta de contornos. As aulas foram passando...Ela foi me contando que desde que
começou a pintar aquele quadro, ela estava mudando.
Percebia o corte novo no cabelo, a cor mais pro ruivo...ela passou a responder as críticas mais prontamente..estava mais segura. No final, seu quadro estava lindo. Um belo fundo de mar, escuro no fundo, mas com a promessa de luz vinda de raios por cima..e nadando no mar lindos peixes coloridos. E ela também estava radiante. Eu sabia que lá dentro, o pincel havia dito ao espírito que poderia ousar sem medo.
Eu ficava maravilhada. Nunca mais pintou casarios. Agora estava voando em outras expressões.
Fazer coisas novas, por mais pequenas que sejam , podem transformar a alma..
Que coisas novas você fez hj?? E eu??
Nenhum comentário:
Postar um comentário