Tem muito blog por aí comentando o vídeo denúncia da "Tekoa Virtual Guarani".
Foi apresentado na abertura do Fórum Social Mundial 2012, com a presença da presidente Dilma Roussef.
Um destes momentos monstruosos de nossa estória. E o Brasil não sabe. Não ouve. Não vê.
Educação neste país falta mesmo.
Conhecimento também
Ler um livro abre mesmo a mente..leva a pessoa para mundos nunca antes vistos, abre a cabeça da criatura acostumada com seu metro quadrado, mas precisa modificar a alma do ser, o depósito da ignorância gigantesca que "atravanca o pogresso", que não tem nada a ver com livros e educação.
Estes índios, minha pobre avó analfabeta, são pessoas inteligentes, cheias de conhecimento, e querem ser respeitados.
Quem faz as leis, quem dirige, geralmente fez faculdade, leu muitos livros, frequentou universidades e dá palestras para o estrangeiro, cobrando fortunas para que suas vozes sejam ouvidas.
Educação para o povo realmente é necessário.
Mas mudar uma nação começa sempre por nós mesmos.
Eu acredito na massa crítica, que, quando atingida, renova o velho.
Quanto mais gente souber, quanto mais gente se indignar, quanto mais movemos nossos traseiros, mais ajudamos a transformar o mundo em um lugar melhor.
Começar em nós mesmos é o único meio que eu conheço, com ou sem livros, de transformar verdadeiramente alguém ou alguma coisa.
Fazer o meu melhor, mudar meus hábitos, olhar o próximo com olhos de respeito e dignidade.
Lutar como Turin Turambar, com espadas, com a força e a guerra...não sei não...Lutar com livros já é bem melhor.
Mas se é verdade que o mal no mundo é a soma de todos os nossos males...se o mal reside em cada um de nós e em toda alma humana. ou seja: o mal que existe no mundo nada mais é do que a soma do mal que existe em todos os seres humanos... animais não fazem o mal, plantas não fazem o mal...vejo as cobras que picam e matam ...gente, elas estão sendo cobras...se atacadas, molestadas, elas picam e matam..mas isso não é o mal.
O mal é um cara chegar na terra do índio, por exemplo, molestar velhos, mulheres e crianças, torturar e ofender mortalmente a criatura à ponto de deixar o suicídio como único caminho honrado. Isso é mal.
E se o mal que existe em mim se junta à todos os outros, acredito que, transformando a MIM mesma eu consigo fazer algo. Massa crítica atingida, o mundo começa a se transformar...mas para atingir a massa crítica, é só assim: um a um.
Saber faz toda a diferença. Ignorar é que não podemos mais.