Real Time Web Analytics

domingo, 27 de março de 2011

Há muitas formas de ser adulto


Gosto de parar aqui de vez em quando para colocar minhas idéias em ordem. Assim como só consigo começar a cozinhar se não tiver louça suja. Tudo tem que estar limpo e guardado para que eu consiga descascar o primeiro dente de alho.

Na minha cabeça é a mesma coisa. Aqui eu limpo, lavo, coloco em ordem, guardo, descarto, penso ou nem penso muito... já saio escrevendo para ver no que vai dar.

Eu estava lendo um texto sobre independência e autonomia quando me deparei com esta frase: "É precisamente porque há muitas formas de ser adulto que o conceito precisa ser relativizado".
Adorei isso. Há muitas formas de ser adulto. Tudo bem, ele falava da econômica, social, legal, mas a frase é ampla. Abarca muitos itens numa lista de coisas que nos tornam adultos.

Vou fazer minha lista e, com certeza, vou pensar um bocado sobre o assunto.
O que no faz adultos? Eu conheço o Fulano, homem maduro, com jeito de menino, montado em sua super moto. Mas não posso chamá-lo de adulto, não. Faz cada uma, de menino mesmo. Adulto Peter Pan, com medo de se tornar chato e carrancudo, como um adulto.

Mas eu não quero ser um adulto chato ou carracundo. Então estas coisas não podem constar da minha lista.

Leveza, com certeza vai estar na lista.

Quero ser criança, como Nietzsche falou. Nem adulto-camelo, nem adulto-leão.
Quero ser adulto-criança.

Diz ele que o homem, ao nascer, é como o camelo. É obrigado a comer, assimilar e armazenar, por um bom tempo, grande parte dos dados, histórias e ensinamentos acumulados pela humanidade ao longo de séculos. Grande parte da humanidade é camelo. :(
Uns poucos entre os camelos chegam ao estado de leão. Normalmente, os grandes felinos se insurgem contra isso tudo que está aí. São líderes.O problema do leão é que, na maioria dos casos, ele ainda está preso ao que ele é contra. Pode dedicar sua vida e até morrer por seu ideal.

Já para se formar a criança é preciso uma formidável revolução interior. A criança é a pessoa que passou por uma transformação interna absolutamente radical. Ela tornou-se um outro ser, renasceu. É pós-mental e pós-egóica. O camelo vive no passado, o leão no futuro e criança no aqui-e-agora.

Adulto-criança.
Adulto- Fernão gaivota

Afinal, há muitas formas de ser adulto, não é??

Nenhum comentário: